Carnaval em Pernambuco
Mulheres carnavalescas são celebradas em livro
A prefeitura de Pernambuco lassara nesta terça-feira(01/03/2011)um livro no auditório da Livraria Cultura.O lançamento do livro é publico.
O Carnaval Multicultural do Recife aposta, também, na formação de um público leitor, para potencializar as possibilidades de divulgação das nossas tradições e manifestações culturais. Por isso, a Prefeitura investe em publicações especiais. Nesta terça-feira (1º de março), a Fundação de Cultura lança o livro “Sem Elas não haveria Carnaval – Mulheres do Carnaval do Recife”, com histórias de várias personagens que estão à frente de diversas agremiações recifenses. O lançamento, aberto ao público, acontece, às 16h, no auditório da Livraria Cultura (Rua Madre de Deus, s/n, Bairro do Recife).
A publicação tem como objetivo principal dar visibilidade e tornar pública a participação das mulheres na preservação e condução das tradições e manifestações culturais do Carnaval do Recife. Fruto de uma pesquisa de mais de um ano da Gerência de Formação Cultural da Fundação de Cultura, o livro atesta o vigor e a criatividade da gestão feminina na cultura popular. Os textos são assinados pela mestre em educação Claudilene Silva e pela historiadora Ester Monteiro.
A publicação foi produzida com base nas entrevistas realizadas com 30 mulheres que lideram agremiações carnavalescas atualmente. Os textos também registram a trajetória daquelas que já não estão mais conosco, como Dona Santa, Dona Ivanize de Xangô, Badia, mas que se tornaram referência no carnaval da cidade por imprimirem um ritmo e uma marca feminina na gestão dessas agremiações.
Com base no registro de suas trajetórias, procurou-se identificar os lugares e papéis socioculturais e políticos das mulheres no contexto dessas agremiações. Dar voz a essas mulheres é permitir uma reflexão sobre as diferentes formas que elas encontraram para gerir e gerenciar, não só a vida pessoal e a de seus familiares, mas a vida das agremiações carnavalescas, com destaque para os modos pelos quais elas contribuem com a preservação e condução das tradições e manifestações culturais do carnaval do Recife.
PUBLICAÇÕES – Entre as publicações especiais que registram e divulgam o Carnaval, já foi lançado o livro “Zenaide Bezerra, No Passo da Vida”, lançado no Dia Nacional do Frevo (Dia 09 de fevereiro). Escrito pela historiadora e pesquisadora da Gerência de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura, Carmem Lélis, a publicação traz a história da passista, que aos 62 anos continua o legado do seu pai, um dos mais conhecidos passistas populares de Pernambucano, Egídio Bezerra.
Sucesso do Carnaval Multicultural do ano passado, o livrinho “Nossa Música é a Gente Quem Faz”, com as letras de várias composições de frevo será reeditado em 2011, com o acréscimo das músicas vencedoras do Festival de Música Carnavalesca. Serão distribuídos 40 mil exemplares, em vários pontos durante a folia.
Previsto para ser lançado no aniversário do Recife (12 de março), a publicação “Dossiê do Frevo” reunirá documentos e dados das pesquisas que consolidaram o frevo como patrimônio cultural e imaterial do Brasil.

"Sem ele não aferia Carnaval"
ResponderExcluir